Na indústria, a busca por eficiência e competitividade passa diretamente pela qualidade de maquinário e processos. Não existem processos executados com excelência sem equipamentos personalizados e de ponta. E não para por aí. O cenário global, com suas exigências cada vez mais complexas, força os players a avançar para além do convencional. Isso significa que a inovação em processos industriais deixou de ser aquele “algo a mais” para se transformar em quesito fundamental para empresas que pretendem liderar em seus mercados. Quem investir mais em soluções customizadas vai liderar o mercado.

Para inovar de verdade, é preciso buscar soluções únicas, exclusivas. É nesse ponto que a personalização de equipamentos surge como um trunfo estratégico, transformando desafios em oportunidades reais.

A padronização, que por muito tempo foi sinônimo de eficiência e segurança, agora mostra seus limites. É como uma parede que exibe rachaduras. Uma solução “tamanho único” simplesmente não se encaixa na realidade de cada fábrica, de cada produto, de cada processo. Com essas “rachaduras”, surgem os problemas: custos altos de adaptação, desperdício de material e um risco enorme de falhas.

Por exemplo, uma empresa farmacêutica não pode aceitar um reator projetado para a indústria de cosméticos. Uma usina de etanol precisa de um agitador totalmente diferente daquele usado em uma fábrica de alimentos. É aí que a engenharia consultiva, que entende o seu negócio de ponta a ponta, entra em cena.

A FORÇA DA ENGENHARIA CONSULTIVA
A real sacada da personalização de equipamentos não está só na fabricação, mas na expertise dos profissionais que a projetam. Nesse sentido, a engenharia consultiva age como uma verdadeira ponte, conectando a necessidade da empresa à solução tecnológica sob medida.

Para personalizar os equipamentos que serão instalados na fábrica, o projeto começa com uma análise detalhada da operação: como é o fluxo de trabalho, quais são as especificações do produto e as normas que a empresa precisa seguir (tais como ASME, GMP e ISO). Com esse diagnóstico, a engenharia é capaz de projetar máquinas sob medida, pensadas e executadas para otimizar cada etapa da futura produção.

Atuamos desde 1998 e, ao longo desse período, a Kroma se tornou referência nesse modelo de soluções personalizadas. Com uma equipe de engenharia qualificada e inovadora, somos mais do que uma fábrica de equipamentos em aço inox; criamos soluções completas e integradas. Nosso jeito de trabalhar se reflete em projetos que reduzem a intervenção humana, minimizam o desperdício e tornam o trabalho mais seguro. Usamos tecnologia de ponta para simular o desempenho de agitadores e reatores a fim de garantir a máxima performance, mesmo antes da peça ser fabricada”, afirma Fernando dos Santos Barbosa, Diretor Comercial da Kroma.

Barbosa complementa. “Essa visão consultiva é o que sustenta nosso compromisso com a qualidade da entrega de acordo com as necessidades do cliente. E não podemos deixar de citar a rastreabilidade. Desde a inspeção de fornecedores até a certificação da matéria-prima, cada etapa é documentada no Data Book, como, por exemplo, o memorial de cálculo, os relatórios de solda. Tudo para atender às auditorias mais rigorosas, como as da Anvisa e do MAPA. Essa atenção aos mínimos detalhes não só garante a conformidade, mas também dá ao cliente a tranquilidade de saber que sua solução foi projetada para durar”.

TOP 3 GANHOS DIRETOS COM A PERSONALIZAÇÃO
Quando o cliente se liberta das amarras da padronização, os resultados são diretos e claros.

1. Mais eficiência e produtividade
Equipamentos feitos sob medida encaixam “como uma luva” na linha de produção. Eles otimizam o uso de energia, evitam paradas desnecessárias e reduzem o desperdício. Por exemplo, empresas como a Kroma têm vários modelos de impelidores para os agitadores, criados para atender a cada tipo de processo. Com isso, é possível obter a mistura ideal com o menor gasto de energia. A mesma lógica se aplica aos reatores, que podem ser projetados com diferentes sistemas de aquecimento para atender pressões e temperaturas específicas.

2. Segurança e conformidade total
Em indústrias como a farmacêutica e a biotecnológica, seguir padrões, inclusive sanitários, é mais do que uma obrigação. Equipamentos personalizados são projetados para atender aos requisitos mais rigorosos, como as normas ASME-BPE e GMP. Ao reduzir a necessidade de intervenção humana em tarefas perigosas e garantir a rastreabilidade completa dos materiais, a personalização protege seus profissionais e a integridade do produto.

3. Menos custos no longo prazo
Em alguns casos, pode até parecer que o investimento inicial é maior, mas, no fim das contas, a economia é de verdade. A redução do desperdício, o menor tempo de máquina parada e a maior vida útil dos equipamentos se traduzem em um retorno que faz a diferença. A engenharia consultiva, ao analisar todo o processo, encontra oportunidades de otimização que uma solução genérica jamais seria capaz de identificar.

A PARCERIA QUE TRANSFORMA PROCESSOS
Na indústria, personalizar significa acompanhar, oferecer atendimento contínuo antes, durante e após a instalação dos equipamentos. A jornada em empresas como a Kroma não termina com as entregas. A companhia adota uma visão de parceria contínua, atuando desde o desenvolvimento até o acompanhamento pós-implantação. Essa visão consultiva garante que a solução se adapte à evolução da planta e do mercado, proporcionando a inovação necessária para manter a competitividade.

A verdadeira inovação em processos industriais só acontece quando a tecnologia é moldada para o propósito, e não o contrário. É o que o diretor da empresa destaca. “Para nós, a personalização está na base da inovação. Trata-se de entender a dor do cliente e traduzir essa dor em um equipamento que resolve o problema de forma única“, afirma Fernando Barbosa. “Esse é o papel da personalização: garantir que cada máquina seja uma solução, e não apenas uma peça. Essa visão de parceria, que vai além do convencional, é o que tem transformado a Kroma em uma referência no mercado.”

Atuando em diversos setores, como o de alimentos, cosméticos, química e biotecnologia, a Kroma acumula ampla experiência em diferentes produtos e processos. Tudo isso permitiu à empresa construir um know-how que se traduz em soluções únicas, capazes de resolver os mais variados desafios industriais.

A escolha por uma engenharia personalizada não é mais uma vantagem competitiva, mas uma necessidade para empresas que desejam crescer de forma sustentável, produtiva e segura. Ao investir em uma solução adaptada às suas necessidades e interesses, a indústria se coloca em posição para impulsionar saltos de qualidade e eficiência, com excelência operacional.

 

Ser referência no mercado não é apenas um objetivo, é uma consequência. Acreditamos que a nossa filosofia, focada em atender às necessidades do cliente, é o que nos diferencia. Com nossas soluções de engenharia de alta performance, agregamos valor e geramos resultados. E temos a satisfação de saber que, com essa postura, também contribuímos para o crescimento da indústria nacional”, finaliza Fernando Santos Barbosa.